quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Linux + Educação

Desde o início de meu curso de graduação fiquei inquieto com a idéia dos cursos superiores não incluirem sofware livre como uma forma de aprendizado, e não apenas como um item de uma disciplina, exemplificando um sistema operacional que não é o Windows.

Este meu pensamento tornou à tona ao ver uma notícia no site wwww.noticiaslinux.com.br a respeito do Projeto Fedora Educação, que está recrutando voluntários para criar um liveCD do Fedora com aplicações voltadas para o mundo acadêmico, me chamou atenção pois como comentei, sempre achei o fato de só utilizar plataforma Windows como base de aprendizado uma limitação ao conhecimento para o aluno.


Os professores, coordenação de meu curso defendem a idéia de que desenvolvimento é algo que pode aplicar em qualquer sistema, o que interessa é saber o processo e como funciona o algoritmo. Não discordo. No entanto, é notório que as ferramentas utilizadas em plataformas não-Windows são diferentes, eu particularmente ao tentar programar em C no meu Linux tive dificuldade, pois não haviam as mesmas bibliotecas.

Defendo a idéia de que seja diversificado o aprendizado, não que o curso seja todo exclusivamente com plataforma aberta, mas que pelo menos se faça um paralelo durante o desenvolvimentos de aplicações, para que o futuro profissional possa encarar o mercado com maior preparação e com esse diferencial.

A realidade atual é de um mercado dividido entre quem usa e quem não usa sofware livre. Há aqueles que usam porque é gratuito, outros por sua estabilidade e ainda liberdade. Não sou um fanático, defendo que cada situação é dependente das necessidades e aplicabilidades de cada ferramenta.

Infelizmente ainda existe resistência até mesmo para se conhecer a alternativa, lembro que além da resistência de professores, houve dos próprios alunos que ficaram receiosos em aprender a programar em linux porque simplesmente não sabem usar linux. Realmente a preguiça em ler e pesquisar leva a isso, estagnação de conhecimento e atraso tecnológico, consequentemente menos qualidade profissional. Quem almeja trabalhar com tecnologia tem de ter ao menos o interesse e o ímpeto de ir atrás da informação, não ficar apenas com o que lhe dão, mas buscar alternativas, pois será essa atitude que o diferenciará dos demais e possivelmente lhe permitirão melhor colocação no mercado.

Quem se interessou pelo projeto que mencionei, siga para o site: http://projetofedora.org/educacao

Veja ainda o link para o artigo: http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=open_source_no_ensino_de

Um comentário:

  1. É bastante pertinente o despertar para outras alternativas de sistemas operacionais. O preconceito em relação ao Linux realmente existe e bloqueia o raciocínio da maioria que se acomoda em adquirir pacotes prontos e pior ainda, vivem reclamando, mas não fazem nada para mudar.
    Professora Cacilda Andrade - UFPE

    ResponderExcluir