sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Boas Iniciativas


Recentemente fiquei conhecendo um projeto de uma distribuição linux baseada em Debian, a mesma é descompromissada comercialmente, é a idéia de um jovem desenvolvedor que idealiza fornecer à comunidade mais uma opção para usuários sem experiência com linux, uma distribuição fácil.

Acredito que iniciativas como essa é que fazem o Linux o que é hoje e o que vai ser amanhã. A idéia de colaboração e compartilhamento de experiências e conhecimentos permitem que surjam novas idéias e seja difundida a forma de pensar no coletivo.

Nada de demagogia, o fato é que todos que procuram conhecimento recorrem a quê? Hoje praticamente não se usa livros para pesquisa, mas sim os meganismos de busca, principalmente o "pai" google, onde se encontra de tudo. Mas, porque se encontra tanta coisa útil? É exatamente por causa daqueles que investiram alguns minutos ou mesmo grande parte de suas vidas desenvolvendo manuais, ebooks, apostilas etc, para ajudar outras pessoas que tenham problemas semelhantes.

Então o modelo de colaboração difundido pelas comunidades de software livre permitiram grande parte do desenvolvimento de bases de conhecimento hoje existente. Nada, ou quase nada feito em troca de ganhos financeiros, mas apenas a oportunidade de compartilhar.

O projeto que mencionei incialmente é o FoxyLinux, visitem a página para fazer um download do LiveCD e tenham suas próprias impressões.
http://www.foxylinux.com/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário