sexta-feira, 6 de junho de 2008

Distribuições do semestre

Recentemente tivemos lançamento da nova safra das principais distribuições atualmente, diga-se debian, fedora, ubuntu. Existem logicamente dezenas ou centenas de outras, mas estas especificamente têm ganhado bastante atenção pelo desenvolvimento, evolução e facilidade em instalação/uso.

Para quem me conhece sabe de minha preferência por padrão debian/ubuntu. O apt-get é um vício, embora compilação seja o ideal para otimização, no dia-a-dia precisamos de agilidade nas soluções.

No entanto, venho utilizando o fedora 9 como opção, sempre baixo as principais distribuições para colecionar e conhecer. Surpreendi-me com a nova versão que vem com o Kde, muito bem acabado o ambiente gráfico, seu desempenho até o momento sem bugs ou problemas maiores a enfrentar. Tive apenas um problema com placa gráfica radeon, mas bastou fazer a instalação em modo texto e alterar no final o xorg.conf para carregar driver generico vesa que ficou perfeito.

Atualmente estou implementando um cluster usando o fedora 9, logo postarei um tutorial completo, pois ainda não achei nada completo do inicio ao fim, apenas fragmentos, e sempre baseados em debian :) Portanto, estou fazendo na "unha".

Para dar uma espiada nas novas versões de linux, sugiro o www.distrowatch.com, cheio de capturas de telas e links para baixar as isos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário