Passado o Natal, a vida novamente volta a quase normalidade....
O cups é um gerenciador de impressões que roda em sistemas *nix (linux, unix like). Tenho tido diversos problemas com ele no que se refere a certas anomalias tais como: sumir impressoras, determinadas impressoras ficarem com status "stopped" sem motivo algum. Não encontrando o motivo, busquei então a forma de contornar esses problemas.
O cups funciona baseado em um arquivo de configuração printers.conf onde ficam configuradas as filas de impressão localizado normalmente em /etc/cups/printers.conf
solução encontrada: foi feita uma cópia do arquivo printers.conf para /etc/cups/printers.conf.backup
Fiz um script simples onde faz parar o serviço do cups
#/etc/init.d/cups stop
copia o arquivo printers.conf.backup para printers.conf (substituindo)
#cp /etc/cups/printers.conf.backup /etc/cups/printers.conf
inicia novamente o cups
#/etc/init.d/cups start
Pronto. As impressões que estavam presas são liberadas.
Explicação: o arquivo original printers.conf guarda o status das impressoras, então se alguma está no status "stopped" não sai impressão alguma, sendo assim ao substituir o arquivo original pelo backup onde as impressoras estão todas com status "idle", o servidor entende que as impressoras estão aceitando novos trabalhos.
É uma solução simples. Para evitar a necessidade de executar o script toda hora manualmente, basta adicionar no cron do seu servidor, a cada 2, 3 ou 5 minutos, dependendo do impacto que possa causar em seu servidor. Na empresa que trabalho agendei para cada 2min. Nunca mais tive ligação solicitando liberação de impressora na rede, salvo os casos em que o problema é de software ou maquina travada.
Blog com comentários e dicas a respeito de Experiências obtidas no dia-a-dia com o Linux.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Java + Banco do Brasil + linux/firefox
Estou utilizando o Ubuntu Linux 7.10, com firefox 2.0.6. Ao acessar o Banco do Brasil, é necessário ter o Java instalado devido ao teclado virtual. Sendo que para acessar, o java deve ser o sun-java, não podendo ser o java fornecido no site www.java.com, estranho, pois o próprio site do banco indica o link para download no www.java.com. Sendo assim, para poder acessar o Banco do Brasil via firefox n o Ubuntu tive de instalar o pacote: sun-java6-plugin. Nada dificil, basta o comando:
# apt-get install sun-java6-plugin
Mas antes tem de habilitar no sources do apt os pacotes multiverse. Após a instalação, basta reiniciar o navegador e abrir novamente o site do banco.
# apt-get install sun-java6-plugin
Mas antes tem de habilitar no sources do apt os pacotes multiverse. Após a instalação, basta reiniciar o navegador e abrir novamente o site do banco.
Firefox desconfiado...
Banco Real barra Linux
Inicio a primeira postagem desse blog com uma notícia absurda. O Banco ABN/AMRO REAL alterou seu módulo de segurança do Internet Banking, com isso sistemas Linux passaram a ser incompatíveis. Liguei para o suporte e disseram que o Linux não é homologado pelo banco e que o cliente deve utilizar Windows.
Para utilizar outro sistema que não seja este, tem que solicitar a liberação do módulo de segurança para poder acessar sua conta com recursos de movimentação. Sendo que após esse bloqueio o cliente tem de renovar depois de 120 dias para continuar acessando.
Realmente algo inusitado ocorrer isso justamente quando as empresas, governo e diversos paises desenvolvem ferramentas para acesso com software livre, o ABN/REAL regride tecnologicamente e impõe a seus clientes o uso de um sistema frágil que precisa diversas ferramentas para se proteger.
Segue captura de tela.
UPDATE (06.01.08) Resposta do Banco Real
Prezado Celso,
Em resposta à sua mensagem, informamos que conforme divulgado no Real Internet Banking, o Módulo de Proteção Real está disponível para o sistema operacional Windows e navegadores Internet Explorer (5.5 ou superior) e Firefox (1.5 ou superior).
Havendo impossibilidade de instalação devido ao sistema operacional, browser ou demais situações, por favor, contate a Central de Atendimento do Real Internet Banking pelo telefone (11) 3553-4445 (São Paulo), (21) 3460 - 1303 (Rio de Janeiro) ou 0800-2864040 (Demais localidades), 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agradecemos o seu interesse pelo Banco Real. Estamos fazendo mais que o possível para oferecer a você e a todos os nossos clientes um banco cada vez melhor.
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
Rodnei Ferreira
Sugestões & Reclamações
Banco ABN AMRO Real S/A
Assinar:
Postagens (Atom)