quarta-feira, 10 de junho de 2009

Existe esperança....


Depois de penar durante algum tempo buscando adaptar uma solução baseada em Linux às necessidades do dia-a-dia, finalmente encontramos um formato ideal. Há quem diga, que Linux é o melhor pra tudo e para todos, é o remédio até pra pancada. Não é bem assim, antes de se fazer uma migração deve-se analisar os prós e contras, com bastante cautela analisar os setores que podem ou não migrar, de acordo com o perfil de aplicações.

Hoje na empresa que trabalho já venho há algum tempo utilizando linux em equipamentos de vendas, onde precisa-se apenas utilizar o sistema da empresa por meio de acesso remoto e um comunicador instantâneo. Mas, outros setores tinham que morrer usando windows.

Iniciei há poucos dias uma migração que pretende ser completa, após ter finalmente adaptado uma de nossas aplicações que dependia de simplesmente do mapeamento de teclas de função que sempre causavam transtorno. Hoje com o uso do wine, possibilitou fazer o que faltava. Algumas aplicações próprias que eram desenvolvidas em delphi precisavam do windows instalado para funcionar, agora não precisamos mais, a independência tornou-se uma realidade.

Na imagem acima um netbook da asus utilizando conexão a internet via bluetooth por meio do celular. Alguém com certeza dirá que é inviável diante do atual 3g, mas a aplicação não necessita de um custo deste tipo. Para se ter idéia, utilizando linux deixa-se de pagar licença do próprio windows, do antivirus e de algum possível pacote de editoração. Sem falar que a conexão fica mais rápida, pois não precisa ficar atualizando antivirus comendo banda da rede.

Publicarei outras experiências interessantes durante essa migração, que acredito ser uma grande oportunidade de aplicação de conhecimentos e uma forma de aprender mais.