terça-feira, 25 de novembro de 2008

O retorno (agora com LPIC-1)

Após vários meses sem escrever uma linha sequer, retorno agora finalmente com Certificação LPI. Sendo assim, repasso minha impressão sobre as provas LPIC 101 e 102.

A prova 101, como já haviam me comentado é mais difícil que a 102. Isso porque ela abrange mais os fundamentos, parâmetros de comandos que você nunca usa na vida, ou mesmo flags assombradas. Somente alguem que respire e coma scripts no café da manhã e janta, consegue acertar tudo. Mas, estudando pelos TestKings, e livros direcionados à certificação, consegue fazer boa prova. Fiquei surpreso por essa prova não abordar o Debian, apenas pacotes RPM. No final do texto indicarei sites e livros que me ajudaram.
A prova 102, foi a melhor, durante as horas de corpo torto, pescoço travado e a sensação de não acabar nunca, houve o alívio em ver questões mais amigáveis. Foi mais fácil pelo motivo de abordar mais situações corriqueiras que se enfrentam no dia-a-dia de quem já trabalha com o sistema (meu caso), assim tive mais tranquilidade. Chamo atenção para as questões abertas.

Algo que não tinha visto é sobre a forma que é aplicada a prova. Recebe-se um caderno de questões, uma folha de resposta (tipo vestibular), e uma folha de racunho.
Não pode riscar em nada, a não ser o cartão de resposta (com lapis apenas), e a folha de rascunho, esta deverá ser devolvida no final da prova. Então tantas regras acabam tirando a concentração do que realmente importa, responder as questões. Mas, basta manter a tranquilidade, se espalhar na cadeira e responder.

Escolhi realizar prova escrita, pois está em português bem brasileiro. Ajuda bastante. O ruim é a espera, foram 3 semanas de agonia, mas valeu a pena. Caso queira fazer a prova com resultado na hora, tem que procurar um centro vue/prometic e pagar em dolar, não recordo o valor, mas fica em torno de R$ 300,00.

Para mais informações, realizei a prova por meio da empresa Fuctura, que mantém parceria com a 4linux, desenvolvendo trabalho de divulgação e aplicação de provas em Pernambuco, visite www.fuctura.com.br, eles possuem também um preparatório, participei, ajudou a orientar os estudos além de medir meus conhecimentos por meio dos simulados.

Para os estudos utilizei:
distribuições: ubuntu, debian, fedora
livros: linux - guia do administrador do sistema (novatec), Certificacao rapida e facil (altabooks)

sites:
http://focalinux.cipsga.org.br (tudo sobre linux)
http://www.certificacaolinux.com.br (simulado online)
http://www.vivaolinux.com.br (para referencias e tutoriais)

Bem, é isso. Agora vou estudar para a LPIC-2, uma nova jornada.