quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Linux + Educação

Desde o início de meu curso de graduação fiquei inquieto com a idéia dos cursos superiores não incluirem sofware livre como uma forma de aprendizado, e não apenas como um item de uma disciplina, exemplificando um sistema operacional que não é o Windows.

Este meu pensamento tornou à tona ao ver uma notícia no site wwww.noticiaslinux.com.br a respeito do Projeto Fedora Educação, que está recrutando voluntários para criar um liveCD do Fedora com aplicações voltadas para o mundo acadêmico, me chamou atenção pois como comentei, sempre achei o fato de só utilizar plataforma Windows como base de aprendizado uma limitação ao conhecimento para o aluno.


Os professores, coordenação de meu curso defendem a idéia de que desenvolvimento é algo que pode aplicar em qualquer sistema, o que interessa é saber o processo e como funciona o algoritmo. Não discordo. No entanto, é notório que as ferramentas utilizadas em plataformas não-Windows são diferentes, eu particularmente ao tentar programar em C no meu Linux tive dificuldade, pois não haviam as mesmas bibliotecas.

Defendo a idéia de que seja diversificado o aprendizado, não que o curso seja todo exclusivamente com plataforma aberta, mas que pelo menos se faça um paralelo durante o desenvolvimentos de aplicações, para que o futuro profissional possa encarar o mercado com maior preparação e com esse diferencial.

A realidade atual é de um mercado dividido entre quem usa e quem não usa sofware livre. Há aqueles que usam porque é gratuito, outros por sua estabilidade e ainda liberdade. Não sou um fanático, defendo que cada situação é dependente das necessidades e aplicabilidades de cada ferramenta.

Infelizmente ainda existe resistência até mesmo para se conhecer a alternativa, lembro que além da resistência de professores, houve dos próprios alunos que ficaram receiosos em aprender a programar em linux porque simplesmente não sabem usar linux. Realmente a preguiça em ler e pesquisar leva a isso, estagnação de conhecimento e atraso tecnológico, consequentemente menos qualidade profissional. Quem almeja trabalhar com tecnologia tem de ter ao menos o interesse e o ímpeto de ir atrás da informação, não ficar apenas com o que lhe dão, mas buscar alternativas, pois será essa atitude que o diferenciará dos demais e possivelmente lhe permitirão melhor colocação no mercado.

Quem se interessou pelo projeto que mencionei, siga para o site: http://projetofedora.org/educacao

Veja ainda o link para o artigo: http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=open_source_no_ensino_de

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Notebook CCE + Ubuntu 8.10 + Video

2o Problema - Video só fica em 640x480

Após busca pela internet, testei várias dicas e nenhuma surtiu efeito. Reparei durante os testes que com o OpenSuse 11 e Fedora 10, o vídeo fica perfeito. O teste final consistiu em simplesmente usar o mesmo arquivo xorg.conf gerado por essas distribuições e jogar no ubuntu. Funcionou perfeitamente. Fiquei admirado com isso, pois o Ubuntu é umas das distribuições que melhor detecta o hardware e funciona sem muito trabalho para configurar os dispositivos. Espero que resolvam esse problema.

Notebook CCE + Ubuntu 8.10 + Wireless rtl8167

1o. problema - rede wireless só funciona a alguns metros do Access Point

Depois de muita busca pela net, encontrei uma dica interessante que permitiu eu sair de perto do AP, depois da placa ser iniciada, executar:

# iwconfig wlan0 rate 5.5M fixed

Estou utilizando essa dica até que surja a solução definitiva, pois a velocidade se limita a 5.5M. Foi a melhor alternativa até o momento, mesmo com o ndiswrapper ou baixando o driver específico não houve sucesso. O problema não é só do Ubuntu, foi testado ainda o fedora 10 e suse 11.1. Acredito que seja o suporte no kernel que ainda não tem bom funcionamento com essa placa. É esperar para ver as novas versões.
Peço desculpa por não postar o link original da dica, eu o perdi.

Gmail + cliente de email

Esta dica não se aplica apenas pra ambiente linux, resolvi postar devido alguns problemas que tive e foi um pouco tortuoso encontrar a solução. O Gmail possuio Google Apps, que permite o uso de email de seu próprio domínio hospedado no Gmail, às vezes fica com a senha e usuários bloqueados para usar no Outlook ou outro cliente de email utilizado. A solução se encontra na próprias ajuda do Gmail. Basta fazer o seguinte:

Se você é um usuário do Google Apps, visite https://www.google.com/a/seudominio.com/UnlockCaptcha para limpar a CAPTCHA. Não se esqueça de substituir "seudominio.com" pelo seu nome de domínio.

Esta dada a dica.